Notícias

Marinha recupera Capela São Sebastião

Estrutura centenária na Estação Rádio é restaurada


Por Nycolas Santana

25/07/2024 - Edição 2208

Durante uma solenidade informal, foi reinaugurada no dia 26 de junho a Capela São Sebastião, uma construção preservada na Estação Rádio da Marinha, que recentemente passou por reformas. Com mais de 150 anos de existência, a pequena capela carrega um pouco da história do local e da Ilha do Governador. 

A construção de 90m² remonta ao século XIX e antes da presença da Marinha, ali ficava a antiga Fazenda São Sebastião, conhecido pela produção de cal. Quando o terreno foi adquirido pela União para uso da Marinha em 1871 a Capela já existia no local. 

Desde que foi instalada a Estação Rádio da Marinha, o local sofreu poucas alterações em sua estrutura original, sendo considerado um dos poucos sítios arqueológicos preservados na região. Entretanto, a capela encontrava-se com desgastes naturais e passou por uma reforma que ajudou a recuperar elementos estruturais e detalhes estéticos e arquitetônicos da época. 

— Antes da reforma, o nosso capelão realizava as atividades religiosas em nosso salão, porque a capela não se encontrava em boas condições. Um dos exemplos disso é que o telhado havia cedido e poderia desabar a qualquer momento. Foi então que vimos a necessidade de recuperar esse espaço — explica o Capitão de Fragata Rafael Nascimento, comandante da Estação Rádio, completando em seguida — Nessa reforma tivemos a preocupação de não fazer alterações muito profundas. Mantivemos a característica como uma forma de preservar a originalidade da capela. 

Com capacidade para até 80 pessoas, o espaço vem sendo utilizado para as atividades de capelania dentro da Estação Rádio e as terças-feiras pela manhã é celebrada uma missa. 

— Além de um símbolo histórico, a capela tem uma importância muito grande no sentido de trazer conforto psicossocial ao militar. O militar em boas condições neste aspecto, ele tem condições de desempenhar melhor as suas funções e desenvolver melhor suas habilidades. Mesmo sendo um espaço bastante modesto, a capela tem um papel significativo para nós — afirma o comandante Rafael.